Ao longo do ano letivo, os estudantes se preparam para enfrentar as questões dos vestibulares, tendo aulas das matérias mais incidentes em cada prova, resolvendo provas anteriores, fazendo simulados. Não seria diferente no caso do Exame de Qualificação da UERJ.
Obviamente, o domínio dos conteúdos e a habilidade em resolver questões são os fatores mais determinantes do sucesso. Ainda assim, alguns cuidados extras na véspera da prova e também no dia podem fazer a diferença. Na lista a seguir, fazemos uma série de orientações práticas para o enfrentamento desse desafio.
A VÉSPERA
- Alimentação: faça refeições leves e evite bebidas estimulantes.
- Estudo: assista às aulas de véspera e procure, no resto do dia, fazer alguma atividade divertida e prazerosa. Evite estudar matérias novas na véspera da prova. Se julgar necessário, leia resumos, formulários ou reveja tópicos e questões já estudados.
- Roupa: separe a roupa que irá usar no dia seguinte, dando preferência a peças confortáveis: camisas, calças ou bermudas largas; sapatos macios e arejados. Evite roupas apertadas (que atrapalham a circulação) e/ou que criem necessidade de ficar se “ajeitando” durante a prova. Se achar necessário, leve um casaco
- Material: separe previamente todo o material necessário para a realização da prova:
- Cartão de Confirmação de Inscrição
- Documento de Identidade ORIGINAL
- Caneta esferográfica de corpo transparente azul ou preta
Atenção: segundo o Edital, não será permitido o uso de outros materiais e não será permitido o uso de relógio.
- Lanche: providencie também um lanche moderado e que seja prático de levar e de ingerir: água, suco, isotônico, biscoito, barra de cereais etc.
- Programação do dia seguinte: repasse mentalmente a sequência de atividades antes da prova, imaginando os tempos gastos em cada uma. Defina um horário bem seguro para acordar, considerando a chegada ao local de prova com uma hora de antecedência. Programe, no mínimo, dois despertadores. Lembre-se: o trânsito da cidade está imprevisível, e domingo é um dia muito usado para manifestações e obras com bloqueio de vias.
- Sono: tente relaxar e não dormir tarde. Se o sono demorar a vir, não fique ansioso(a): nosso corpo está preparado para render muito bem quando temos uma tarefa importante, mesmo com poucas horas de sono.
O DIA DA PROVA
- Em casa: acorde cedo e lembre-se de que é um grande dia. Tome um bom café da manhã. Tente ir ao banheiro antes de sair de casa.
- Deslocamento: evite atrasar o horário de saída de casa que você programou.
- Local de prova: ao chegar ao local de prova, evite conversar com pessoas muito eufóricas ou nervosas e não dê ouvidos a boatos e especulações a respeito da prova. Essas conversas não trazem qualquer benefício e ainda podem gerar estresse desnecessário. Concentre-se em você. Entre na sala de prova assim que isso for autorizado para que você escolha um bom lugar, levando-se em consideração fatores como:
- Luminosidade (evite locais em que você faça sombra sobre sua prova)
- Ventilação e temperatura (cuidado com locais próximos a janelas, pois o sol pode atingir sua carteira ao longo da manhã)
- Proximidade da porta e do fiscal (nesses locais, costuma haver mais barulho)
- Tipo de carteira (destro ou canhoto, se houver opções; verifique se a carteira range muito)
- Concentração e relaxamento: comece a se concentrar na prova, entrando em um estado de atenção sem tensão: ouça músicas calmas, faça pequenos cálculos; leia um texto; observe o lugar; tenha boas lembranças; reze; pratique respiração contra ansiedade (inspiração em cinco segundos, expiração em dez segundos) etc.
A REALIZAÇÃO DA PROVA
- Programação: programe o tempo: reserve pelo menos 20 minutos para marcar o cartão ao final da prova. Leia com atenção as orientações ao candidato, que estão na capa do caderno de questões.
- Sequência: comece a prova pela área em que seu resultado percentual é o melhor, conforme a análise feita durante o período de preparação; em seguida, vá para a segunda melhor; então, vá para a terceira melhor, encerrando a prova pela área em que seu rendimento é o pior. Isso ajuda a criar confiança no início da prova.
- Estratégia: faça as questões de cada área em duas “passadas”:
- na primeira, faça as que considerar mais fáceis, pulando as mais difíceis, deixando-as para a segunda passada; na segunda, faça as mais difíceis;
- caso não consiga resolver alguma questão, marque-a com um sinal (bolinha, estrela, etc.); nunca perca muito tempo em uma questão que não sabe fazer;
- após a segunda passada, avance para a próxima área e utilize mais uma vez o recurso das duas passadas; não é produtivo fazer as duas passadas em toda a prova: é melhor fazer por área para que você mantenha seu cérebro e sua memória direcionados para um mesmo assunto;
- ao responder uma questão marque um ‘‘X’’ bem grande no enunciado para que não corra o risco de perder tempo com ela na segunda passada;
- ao final de toda a prova, reveja aquelas que você ainda não conseguiu resolver (marcadas com bolinha, estrela etc.) e, caso haja tempo, tente resolvê-las novamente.
- Nas questões: leia os textos e enunciados com atenção: veja se é para marcar a certa ou a errada! Faça a checagem dos itens após a escolha por uma das opções.
- Cartão-resposta: não marque o cartão com pressa! Quando faltarem 20 minutos, comece a marcá-lo com as questões que você já fez. As questões que você ainda não fez são poucas, não valendo o risco de se enrolar com elas. Lembre-se: é muito comum que, com o cérebro cansado após horas de prova, as pessoas comentam deslizes. Respire fundo e retome a concentração antes de continuar. Segundo o Edital, é permitido anotar as respostas, para conferência do gabarito, no Cartão de Confirmação de Inscrição.
BOA PROVA!